Seguidores

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Um ótimo final de semana a todos.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fusquinha conversível 1955



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

20 De Janeiro Dia Nacional Do Fusca 1959-2014 São 55 Anos De História.






Troca da bomba d’água do Volkswagen Gol


Acompanhe os procedimentos para diagnóstico, desmontagem e substituição da bomba d'água do modelo equipado com motor AP 1.6 litro 8V, importante ítem do sistema de arrefecimento
Carolina Vilanova

Carros mais antigos estão mais vulneráveis a apresentar problemas de alta temperatura do motor, por conta, principalmente, do tempo de uso. Seguir corretamente os procedimentos de manutenção preventiva de todos os itens do sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, é imprescindível para evitar avarias, como deixar o líquido ferver, por exemplo.
Entre os componentes do sistema, a bomba d'água tem um papel muito importante: circular o líquido de arrefecimento na parte interna do motor para controlar essa temperatura. Acionada pela correia auxiliar do veículo, a bomba tem um funcionamento que depende de outros componentes do sistema, como a válvula termostática, mangueiras, sensor de temperatura e tanque de expansão.
A primeira e mais importante dica de manutenção preventiva do sistema de arrefecimento é trocar o liquido no período determinado pelo manual do proprietário, utilizando sempre o aditivo especificado, de acordo com as recomendações de cada montadora.
Lembre-se que em tempos de inspeção ambiental, manter o sistema de arrefecimento em ordem vai trazer para o motor: maior durabilidade, menor desgaste e atrito dos componentes internos, mais economia de combustível, redução de emissão de poluentes e, conseqüentemente, melhor desempenho do conjunto.
Troca da bomba
Para essa matéria, que teve apoio técnico da SKF, fizemos o procedimento num automóvel Volkswagen Gol ano 1997, com 150 mil Km rodados. Não se esqueça de usar luvas para prevenir contato do líquido com a pele e óculos de segurança.
1) A primeira medida que o técnico deve tomar é remover os periféricos do motor para facilitar o acesso à bomba d'água e às mangueiras do sistema de arrefecimento.
 
2) Em seguida, faça a remoção das capas de proteção do radiador e alivie a tensão para remover a correia. Retire também a correia de acessórios e o protetor de cárter.

3) Solte a mangueira inferior para fazer a drenagem do líquido de arrefecimento. Não se esqueça de usar um recipiente limpo para depositar o fluido usado e lembre-se de descartar corretamente para não poluir o meio ambiente.

Obs.: Não esqueça de abrir a tampa do reservatório de abastecimento do líquido para realizar o escoamento de forma completa. Analise o líquido removido para identificar possíveis avarias.
4) O próximo passo é soltar as abraçadeiras que fixam as mangueiras na carcaça da bomba d'água. Retire os componentes.

Obs.: Inspecione também todas as mangueiras desconectadas em busca de trincas, rachaduras, deformações e desgaste. Substitua as mangueiras se necessário.

5) A tampa de arrefecimento funciona como um regulador de pressão, então é necessário fazer o teste utilizando uma bomba com um medidor de pressão. Para isso, aplique a pressão e verifique se a tampa está com a descompressão adequada, conforme a recomendação do fabricante. A pressão de trabalho, na maioria das vezes, não ultrapassa 1 BAR. Em caso de defeito ou de descompressão, troque a peça.

6) Desaperte os parafusos de fixação da carcaça da bomba para remover o conjunto. O técnico deve fazer uma inspeção minuciosa na carcaça em busca de pontos de vazamento ou oxidação. Faça também a verificação das condições da polia da correia de acessórios.

7) Leve o conjunto até a bancada para realizar a desmontagem, limpe o local antes da instalação da nova bomba. Fixe a carcaça de maneira adequada na morsa e utilize o ferramental adequado para soltar os parafusos de fixação da polia da correia de acessórios.

8) Em seguida, solte os parafusos de fixação da carcaça com a bomba. Remova o componente e a junta que faz a vedação com a carcaça. Essa junta deve ser substituída.

Obs.: Realize uma limpeza na região da face da carcaça com a bomba para que, no momento da instalação, a nova junta assente de forma adequada e garanta a vedação do conjunto.

Montagem
Antes de montar a nova bomba, siga os procedimentos que constam na literatura da embalagem do produto. Preencha o certificado de garantia corretamente para assegurar a troca do componente, caso seja necessário.
1) Assegure-se de que a face da carcaça da bomba esteja limpa na hora de instalar a nova bomba e a junta (não existe necessidade de selante líquido para a aplicação no motor VW AP 1.6).

2) Antes de colocar os parafusos, verifique o faceamento entre as superfícies e a junta nova. O torque deve ser aplicado de forma gradativa e cruzada para evitar o empenamento das peças durante o aperto. Instale a polia da correia de acessórios e gire para certificar que está girando livremente.
 
3) Para montar o conjunto de volta no motor, limpe a face do bloco que fica em contato com o anel de vedação da carcaça da bomba. Esse anel deve ser substituído toda vez que o conjunto for retirado.

4) Agora, fixe o conjunto da bomba d'água no motor, instale a correia de acessórios na polia e as mangueiras, que devem ser fixadas nas conexões com a bomba. Para conectar as mangueiras e garantir a estanqueidade, use as abraçadeiras adequadas. As mangueiras que estiverem avariadas necessitam substituição.
 
5) Depois que o novo conjunto estiver instalado, abasteça o sistema com o líquido de arrefecimento. Existem dois tipos de líquido: o que já vem pronto para o uso e o concentrado, que deve ser misturado respeitando as porcentagens conforme a indicação do fabricante. Em ambos os casos, o produto deve ser o especificado no manual do proprietário. Não esqueça de tirar o ar do sistema por meio do respiro. Coloque o líquido até a indicação do nível e verifique a estaqueidade do sistema.

6) O último procedimento é testar a tampa do reservatório de abastecimento, para isso, ligue o motor e aguarde até que o ventilador do radiador seja acionado. Aproveite e verifique se o sistema não apresenta vazamentos.

domingo, 19 de janeiro de 2014

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Voltamos e com força total para o ano de 2014.

À partir desse ano vou fazer o possível para deixar esse blog mais técnico sem deixar de lado toda a beleza e formosura de um fusquinha, obrigado a todos que nos prestigiaram no ano de 2013 e desejamos a todos um feliz 2014.