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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Alfa Romeo 145 2.0 TS 16V CAP01


Alfa Romeo 145 2.0 TS 16V CAP01


Esquema Elétrico Alfa Romeo



Como funciona o Sistema



  1. - Como funciona a Ventilação interna e distribuição de ar?
Como Funciona
1 - Quando o comando do AC no painel estiver na posição OFF = Ventilação desligada, a recirculação do ar ligado o funcionamento do AC esta desabilitado.
2 - Quando o comando do AC no painel estiver na posição 0 = Ventilação desligada, recirculação de ar depende do acionamento do Interruptor de Circulação do Ar on/off (Liga/desliga) e AC habilitado.
3 - Quando o comando do AC no painel estiver na posição 1,2,3,4 = Ventilação ligada, recirculação de ar depende do acionamento do Interruptor de Circulação do Ar on/off (Liga/desliga) e AC habilitado.



2 - Como funciona o circuito elétrico do AC desligado?



Como Funciona
1 - O sinal de temperatura é recebido pelo Termostato de Arrefecimento e reage abrindo ou fechando os contatos.
2 - Com os contatos fechados faz massa para a bobina do Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade ou Relê do Eletroventilador de Baixa Velocidade
3 - Através dos pinos 85 dos Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade ou Relê do Eletroventilador de Baixa Velocidade aciona o Eletroventilador de Arrefecimento na velocidade necessária .



3 - Como Funciona o Circuito Elétrico do AC Ligado?



Como Funciona
1 - O Relê Duplo do Eletroventilador da Caixa de Ar é energizado acionando Eletroventilador da Caixa de Ar na 1° velocidade pelo pino 2 do Comutador de velocidade e também acionando o Relê Auxiliar do AC.
2 - Através do Relê Auxiliar do AC chegam 12V ao pino 41 da UC.
3 - Através do Relê Auxiliar do AC chegam 12V ao Pressostato de Descongelamento. O Pressostato verifica o descongelamento no evaporador
4 - Quando o contato estiver fechado envia 12V ao Pressostato de 3 Níveis e que verifica limites de pressão baixa ou alta para verificar o pleno funcionamento do sistema.
5 - Se ambos os contatos do Pressostato de 3 Níveis estiverem fechados são enviados 12V a o pino 40 da UC.





Como Funciona
1 - Ao receber a tensão pelo pino 40 da UC, a UC deve adequar a rotação do motor e faz massa para Bobina do Relê de Plena Carga através do pino 32 e liga a polia eletromagnética do compressor.
2 - A UC desliga o Compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação.
3 - Sempre que a pressão ultrapassar certo nível o terceiro contato do Pressostato de 3 Níveis se fecha e faz massa para o Relê do Eletroventilador de Alta Velocidade através do pino 85 acionando o Eletroventilador de Arrefecimento na alta velocidade





5 - Como testar o Pressostato de Três Níveis?



TESTANDO
1 - Com um MANOMETRO instalado conferir a abertura e fechamento do Pressostato com a Tabela abaixo.


Tabela

PRESSOSTATO DE 3 NIVEIS (bar)
Contato
1° nível
2° nível
3° nível
Abre
2,45 bar
11,3 bar
28,0 bar
Fecha
2,85 bar
15,2 bar
22,0 bar





TESTANDO
1 - Com um TERMOMETRO DIGITAL checar as medidas e conferir com a Tabela Abaixo.


Tabela

TERMOSTATO DE ARREFECIMENTO (°C)
Contato
1° Nível
2° Nível
Abre
85 a 89 °C
90 a 94 °C
Fecha
90 a 94 °C
95 a 99 °C










TESTANDO
1- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmímetro checar a resistência que deve ser de 0,18W ± 10%.



CONSTATANDO
1 - O Fusível Térmico intervém a 100 °C ± 5 °C.



TESTANDO
1- Com um MANOMETRO medir a pressão e checar com a Tabela abaixo


Tabela

PRESSOSTATO DE DESCONGLAMENTO (bar)
CONTATO
Pressão
Abertura
De 1.68 a 1.72 bar
Fechamento
De 3,36 a 3,50 bar





TESTANDO
1- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência e conferir com a Tabela abaixo.


Tabela

Resistor - Eletroventilador da caixa de Ar (W )
VELOCIDADEResistência W
1° Velocidade
2,90 W
2° Velocidade
0,80 W
3° Velocidade
0,30 W
4° Velocidade
0.00W


CONSTATANDO
1 - O Interruptor Térmico intervem a 90 °C ± 5 °C.





TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-).
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com AC ligado acionando a Polia Eletromagnética
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) do Fusivel 17 de 7,5A através da linha +15 da Chave de Ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) do Fusivel B de 7,5A através da linha +30 da Bateria.








TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-).
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com AC ligado através do pino 41 da UC
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) do Fusivel 17 de 7,5A através da linha +15 da Chave de Ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) do Fusivel B de 7,5A através da linha +30 da Bateria.



14 - Como testar o Relê Duplo do Eletroventilador da Caixa do Ar e AC?



TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-) para o pino 7 do Comutador.
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87a do Relê é Negativo (-) para o pino B do Comutador de Velocidades e Comando de Climatização.
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) do Fusivel 17 de 7,5A através da linha +15 da Chave de Ignição.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-).
5 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87b é Negativo (-) ao pino 86 do Relê Auxiliar.









TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) alimentado Fusível F4 de 25 A pelo Relê de Ignição
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Sinal para o Eletroventilador de Arrefecimento.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-)







TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Negativo (-).
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Positivo (+) alimentado pela +15 da Chave de Ignição
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Negativo (-) Sinal para o Resistor.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Negativo (-)





TESTANDO
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-).
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) alimentado pela +15 da Chave de Ignição
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) com Ignição Ligada.
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) +30 da Bateria.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

J E E P + R U R A L = ?



Me parece que é um JEEP-RAL, pegaram o corpo da rural e a cara do jeep e fizem isso, bom gosto não se discute, ficou inovador, não sei de onde esse foto é, vai ver que como não tinha uma frente original o cara fez assim, e aí? 

domingo, 27 de novembro de 2011

Fusca Elétrico ou fusca-eco

Talvez por isso alguns estudantes paranaenses tiveram a ideia de emprestar o carisma do alemãozinho em prol da sustentabilidade e aí criaram o fusca elétrico conhecido como eco-fusca, ou Thomas. Thomas (talvez uma homenagem ao inventor da lâmpada) foi criado pelos estudantes Bruno Masaharu Shimada, Danilo Yamazaki, Diego Francisco de Carvalho Rodrigues, Fernando Luiz Buzutti e Marcelo Shinji Otsuka, estudantes universitários do estado do Paraná. O projeto substituiu o motor 1.6 com 50 cv tradicional de um fusca 1982 e colocou um elétrico que gera apenas 15 cv – parece pouco, mas os estudantes afirmem que isso não afeta o veículo, já que o motor elétrico tem 100% de torque desde 0 rpm. Por conta disso a velocidade foi limitada a 60km/h máximos, o que é uma velocidade ótima para locomoções urbanas. Para sua carga são utilizadas 25 baterias de chumbo-ácido (aquelas tradicionais de carros) que ficam em baixo do capô, onde seria o tanque de combustível, e onde ficaria o banco traseiro. As baterias de íons de lítio, mais utilizadas em veículos e outros acessórios elétricos, não foram utilizadas para não encarecer o projeto. Chumbo-ácido não é lá muito verde, mas tendo o destino correto depois de usado, ok. O conjunto tem autonomia de 60 quilômetros e demora cerca de 8 horas para recarregar 100% – um número razoavelmente pior do que os outros veículos elétricos (conceitos, ou não) que já foram apresentados. O custo da transformação ficou em torno de R$ 25 mil, mas o custo por quilômetro rodado caiu de R$ 0,26 para R$0,07. Será que veremos a possibilidade dessa conversão ficar mais barata ao ponto que, tal como ocorreu com o GNV, exista a possibilidade de converter qualquer carro? Eu quero isso!


sábado, 26 de novembro de 2011

Velozes em vermelho e preto







Velozes em branco








Máquinas em cor prata ou semelhante





Carros sp, brasilia e passat


Rural






Puma prateado





UTI



Fusca com suspensão alta



E tome lama.